Celular: 99606-2104 61 4141-2104

Artrose do Ombro

A artrose do ombro, conhecida popularmente como “desgaste da articulação” é uma doença progressiva e degenerativa, caracterizada por um desgaste da cartilagem que recobre os ossos da cabeça do úmero e da glenóide (escápula). Uma articulação para ter uma movimentação adequada e sem dor precisa ter suas superfícies recobertas de cartilagem saudáveis, lisas e bem lubrificadas. Na artrose do ombro ocorre um desgaste da cartilagem causando dor no ombro e diminuição da movimentação
Leia mais

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

A maioria dos casos de artrose não tem uma causa conhecida e são chamadas de artroses primárias. Quando resulta de alterações degenerativas associadas com a idade. Provavelmente fatores genéticos pouco conhecidos ocasionam o desgaste da articulação.

A artrose pode ser também secundária a outras patologias como as fraturas, doenças reumatológicas e a osteonecrose (infarto ósseo), lesões grandes e crônicas do manguito rotador  podem desenvolver um desgaste da cartilagem do ombro chamada de artropatia do manguito rotador.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

  • Dores no ombro que pioram com os movimentos e dificuldade para realizar qualquer movimento com o ombro;
  • Sensação de areia na articulação do ombro (crepitação) e estalidos no ombro durante os movimentos;
  • Nos casos mais graves, a dor costuma ser intensa e não melhora com analgésicos e diminuição da força muscular e impotência funcional com atrofia muscular da cintura escapular

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é feito através da conversa com o paciente (anamnese), avaliação física e por exames de imagem como a radiografia convencional, no entanto a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ser solicitadas para avaliar outras lesões associadas e definir o tratamento completo mais adequado.

artrose do ombro diagnóstico

COMO É O TRATAMENTO?

O tratamento deve ser realizado precocemente. Ainda não existem métodos para impedir por completo a evolução da artrose, entretanto existem meios para retardar sua piora e para evitar a dor e a inflamação crônica. Algumas medidas como o fortalecimento e alongamento dos músculos do ombro, bem como a restrição de atividades repetitivas com os ombros podem retardar sua evolução.

Entre os medicamentos disponíveis, existem analgésicos e anti-inflamatórios e aqueles modificadores da evolução da doença, que favorecem o metabolismo da cartilagem e a produção do líquido articular que nutre e lubrifica a articulação. Entre estas medicações, temos a condroitina e a glicosamina por via oral e o ácido hialurônico por via injetável.

Os anti-inflamatórios e analgésicos tem efeito rápido, com controle da dor e do grau de inflamação da articulação. Mas seu uso por longo período, principalmente em pacientes mais idosos, pode gerar efeitos colaterais importantes

QUANDO A CIRURGIA DEVE SER INDICADA?

A cirurgia é indicada quando os sintomas não melhoram com o tratamento não operatório. Não existe uma idade mínima  ou máxima para o tratamento cirúrgico. Os casos de artrose leve e moderada respondem melhor ao tratamento clinico.

As artroses graves, correspondem a maioria dos casos que serão submetidas a cirurgia mas sempre é necessário a avaliação de um ortopedista especializado em ombro para definir a melhor forma de atuar.

QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE CIRURGIA?

A cirurgia de artrose do ombro consiste basicamente em dois tipos de intervenções:

  • Artroscopia – quando a artrose é leve, para limpeza da articulação
  • Prótese ou artroplastia do ombro, onde a articulação com artrose é substituída por componentes metálicos.

Existem diferentes tipos de prótese e cada uma têm suas indicações especificas. Para uma correta orientação e decisão sobre qual o melhor tratamento, deverá recorrer ao seu médico especialista de ombro, para uma cuidadosa avaliação.

cirurgia de artrose

 

 

 

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Capsulite Adesiva | Dr. Guilherme Franco - […] Artrose do ombro – pelo Rx facilmente por ser identificada; […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patologias e Tratamentos

O que é Artroscopia de Ombro?

O que é Artroscopia de Ombro?

COMO É A ANESTESIA? As cirurgias do ombro costumam ser realizadas sob anestesia geral e bloqueio de plexo braquial (aplicada no pescoço), o que...

ler mais
Fratura do Ombro

Fratura do Ombro

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA FRATURA NO OMBRO? O diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico e as principais queixas e sintomas...

ler mais

O profissional

Dr. Guilherme Franco

Dr. Guilherme Franco

Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atualmente, Atende hospital Santa Helena, biovida e biosphere.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Brasília – DF
  • Realizou a especialização (Residência médica) em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Base do DF.
  • Tornou-se especialista em cirurgia do ombro pelo Hospital Ortopédico de Belo Horizonte – MG, sob supervisão do orientador Dr. Glaydson Godinho
  • É Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
  • É Membro da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo)
  • Fellow AO Trauma Course – Basic Principles of Fracture Management

Convênios

AFEB BRASILAFFEGOASETE (ASTE)BACEN
ASEMBRAPA (EMBRAPA)BRADESCOBRB SAÚDECAEME - GO
CAESANCAMEDCARE PLUSCASEC (CODEVASF
CASSICNTICONABE-VIDA (ELETRONORTE)
EMBRATEL (DEMAIS PLANOS)FACEBFAPES (BNDES)FASCAL
GAMA SAÚDEGEAPGRAVIAINFRAERO
LIFE EMPRESARIALNOTRE DAMEOMINT SAÚDEPETROBRÁS DISTRIBUIDORA
PETROBRÁS PETRÓLEOPLAN ASSISTE (MPF, MPM, MPT)PLAS/JMU (STM)PMDF
POSTAL SAÚDE (ECT, TJDFT)PROASAPRÓ-SER (STJ)PRÓ-SOCIAL (TRF)
REAL GRANDEZASAÚDE CAIXASERPROSIS (SENADOR)
STF-MED (STF)SULAMERICATRE SAÚDETRT SAÚDE
TST SAÚDEUNAFISCO (SINDIFISCO)

Contato

Formas de Contato

× Entre em Contato