O que é Artroscopia de Ombro?

por

Artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião olhar dentro da articulação usando um equipamento chamado artroscópio, que é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele, permitindo assim examinar, diagnosticar e tratar as patologias do ombro através de pequenas incisões na pele. Com auxílio de uma câmera que transmite imagens ao vivo em um monitor. A artroscopia do ombro é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação. Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico faz um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa, permite cicatrizes mais estéticas, permite recuperação mais rápida e tem menores taxas de infecção.

 

COMO É A ANESTESIA?

As cirurgias do ombro costumam ser realizadas sob anestesia geral e bloqueio de plexo braquial (aplicada no pescoço), o que contribui para controle de dor no pós-operatório. O bloqueio dura de 12 a 24 horas, fornecendo analgesia necessária para  maior conforto do paciente. Após o bloqueio é normal ficar com os movimentos e sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.

QUAIS AS DOENÇAS OU PATOLOGIAS PODEM SER TRATADAS POR ARTROSCOPIA?

  • Lesão do manguito rotador;
  • Luxação recidiviante e instabilidade do ombro;
  • Capsulite adesiva;
  • Tendinte Calcária;
  • Lesão do bíceps;
  •  Artrose acrômio-clavicular;
  • Retirada de corpos livres;
  • Reparo das lesões SLAP;
  • Drenagem de cisto paralabral;
  • Algumas Fraturas da glenoide.

 QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Na maioria dos casos o paciente fica internado no hospital apenas um dia.

 QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR?

Alguns dos cuidados mais importante durante a recuperação incluem:

  • Não molhar o curativo;
  • Usar a imobilização (tipoia) recomendada pelo médico;
  • Mobilizar o cotovelo, punho e dedos da mão;
  • Não fazer esforço com o braço do lado operado;
  • Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada;
  • Aplicar gelo sobre o ombro durante a 1ª semana, para diminuir o inchaço.

COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS ESTE PROCEDIMENTO?

Apesar de não ser um procedimento tão invasivo, a artroscopia do ombro requer alguns cuidados do paciente  durante o período de recuperação. É comum que a área ao redor das incisões tenha alguns hematomas, que são temporários  e costumam aparecer dentro de 2 semanas. Um pouco de dor no ombro também é normal no período.

O uso da imobilização (tipóia) pode variar de acordo com a patologia (normalmente de 3 a  6 semanas).

Após este tempo, fisioterapia e exercícios domiciliares devem ser realizados de preferência diariamente para restabelecimento dos movimentos e força. Mas o Tempo e protocolo de reabilitação será recomendado e esclarecido pelo ortopedista especialista em ombro.

 QUAIS AS COMPLICAÇÕES E RISCOS DA ARTROSCOPIA?

Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos, nervos e rigidez do ombro.

 Importante!

Procure orientação de um ortopedista especialista no ombro assim que detectar algum dos sintomas ou após sofrer algum trauma. A demora prolongada no diagnóstico e início do tratamento pode comprometer permanentemente o movimento desta articulação tão importante.

O Dr. Guilherme Henrique Franco é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!

 

Sobre o Doutor

Guilherme Franco

Guilherme Franco

Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Brasília –DF
  • Realizou a especialização (Residência médica) em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Base do DF.
  • Tornou-se especialista em cirurgia do ombro pelo Hospital Ortopédico de Belo Horizonte – MG, sob supervisão do orientador Dr. Glaydson Godinho
  • É Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
  • É Membro da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo)
  • Fellow AO Trauma Course – Basic Principles of Fracture Managemen

Depoimentos

Convênios

AFEB BRASILAFFEGOASETE (ASTE)BACEN
ASEMBRAPA (EMBRAPA)BRADESCOBRB SAÚDECAEME - GO
CAESANCAMEDCARE PLUSCASEC (CODEVASF
CASSICNTICONABE-VIDA (ELETRONORTE)
EMBRATEL (DEMAIS PLANOS)FACEBFAPES (BNDES)FASCAL
GAMA SAÚDEGEAPGRAVIAINFRAERO
LIFE EMPRESARIALNOTRE DAMEOMINT SAÚDEPETROBRÁS DISTRIBUIDORA
PETROBRÁS PETRÓLEOPLAN ASSISTE (MPF, MPM, MPT)PLAS/JMU (STM)PMDF
POSTAL SAÚDE (ECT, TJDFT)PROASAPRÓ-SER (STJ)PRÓ-SOCIAL (TRF)
REAL GRANDEZASAÚDE CAIXASERPROSIS (SENADOR)
STF-MED (STF)SULAMERICATRE SAÚDETRT SAÚDE
TST SAÚDEUNAFISCO (SINDIFISCO)

Hospitais de Atuação

Instagram

As lesões do manguito rotador
podem ocorrer de forma degenerativa, quando com o passar dos anos a resistência dos tendões vão diminuindo, até que o tendão se rompa. Mas também de forma traumática, na qual ocorre uma ruptura abrupta e aguda do tendão depois de algum trauma, ou seja, de alguma queda.
A falta de exercícios também pode levar uma • sobrecarga nos tendões, causando um processo inflamatório que pode gerar rupturas. Por fim, existem estudos que mostram que algumas famílias possuem predisposição a ter lesões tendinosas, dentre as quais as lesões do manguito rotador.
Artroscopia de ombro para reparo de lesão do manguito rotador.
Abençoado por demais!
A dor no ombro é uma das
queixas mais comuns em consultas médicas ortopédicas. Em geral, o desconforto pode decorrer de lesões traumáticas (relacionadas por exemplo a atividades físicas), ou atraumática (normalmente associadas ao envelhecimento de cartilagens e/ou tendões). Por isso, é importante incluir atitudes de prevenção no dia a dia para preservar a saúde do ombro.
É importante a dedicação de alguns minutos da rotina à atividade física, pois ela contribui a proteção do organismo. Em situações de incômodo, pode ser indicada compressa quente ou fria (a depender da situação), evitar movimentos repetitivos e grandes esforços, além de cuidados gerais como a correção postura.
Caso a dor se torne intensa, é necessário procurar ajuda de um especialista de ombro. @sbc.ombroecotovelo
Uma prática que vem
conquistando cada vez mais espaço - inclusive nos centros urbanos, com quadras de areia - é o Beach Tennis.
Fortalecimento muscular, redução de estresse e melhora do sistema cardiorrespiratório são alguns dos benefícios que o Beach Tennis proporciona. No entanto, por ser praticado em solo irregular e instável, envolve impacto nas articulações e músculos, o que implica no risco de lesões.
As tendinopatias, como a tendinite do manguito
rotador, também conhecido como "Ombro de Tenista", é um dos problemas mais comuns entre as pessoas que praticam essa modalidade. O Beach Tennis demanda uma sobrecarga nos membros superiores e, quando a atividade não é feita de maneira correta, as chances de o esporte exigir um esforco excessivo é muito maior, podendo ocasionar uma tendinopatia.
Além de dor nos ombros, a tendinite do manguito rotador tem como consequência a sensibilidade na região. O indivíduo, ao tentar alcançar algo acima da cabeça ou nas costas, por exemplo, pode sentir desconforto, além de dificuldade para realizar os movimentos.
E importante que o praticante, ao sentir qualquer irritabilidade na área ou algum outro sinal anormal, procure um ortopedista para diagnóstico preciso e tratamento adequado.
O Manguito rotador é composto
pelos quatro tendões dos músculos do ombro, que ligam o osso do braço ao ombro. A lesão no Manguito acontece quando ocorre irritação ou danos aos tendões, geralmente, causada por quedas ou esforço repetitivo.
Os principais sintomas são dor ao realizar algum movimento que eleve o braço, dor noturna, fraqueza muscular e perda dos movimentos.
Ao sentir algum desses sintomas procure ajuda de um especialista de ombro e cotovelo!
#cirurgiadeombro #ortopedia
#especialista
Ver todos os 3 comentários
A Lesão SLAP ocorre no lábio
superior da glenóide e acomete tanto o ombro quanto o tendão da cabeça longa do bíceps, normalmente devido a algum evento traumático ou a esforço repetitivo. Os pacientes costumam sentir dor no ombro em localização não muito específica, o que dificulta o diagnóstico. É comum sua presença em atletas de esporte de arremesso e nadadores.
A maior parte das lesões SLAP não necessita de cirurgia, sendo recomendado somente o tratamento fisioterápico.
#SBCOC #ortopedia #ombroecotovelo #lesaoslap
A artroscopia, procedimento
minimamente invasivo, é usada em casos de lesões agudas e crônicas no ombro que não melhoram com o uso de remédios e fisioterapia. Por meio desta técnica, o médico ortopedista confirma o diagnostico prévio e realiza, ao mesmo tempo, o tratamento.
Alguns dos tratamentos realizados através de artroscopia são: reparo de tendões e ligamentos, no caso de rompimento; remoção de tecido inflamado; remoção de cartilagem solta; tratamento do ombro congelado; avaliação e tratamento da instabilidade do ombro. O procedimento cirúrgico consiste em pequenos acessos na pele do ombro e inserção de uma pequena óptica, para avaliar as estruturas internas do ombro, como os ossos, tendões e ligamentos, por exemplo e realizar os tratamentos indicados.
Procure ajuda de um especialista da SBCOC caso sinta dificuldade de movimentar o ombro ou dores e desconforto.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung)
Para a melhor esposa deste mundo, desejo muita felicidade, saúde e realizações.  Parabéns pelo seu dia, meu amor. Você me completa! @dramirnamelo
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá (Salmos 127-3). 
Grato a Deus e a minha amada esposa por esta benção @dramirnamelo
- Mas afinal, o que vem a ser Luxação no Ombro?
O ombro é a articulação do corpo com maior
arco de movimento. As luxações podem ser
anteriores, posteriores ou para baixo, sendo a
luxação anterior a mais frequente.
Quando a luxação é incompleta, parte da
articulação não esta em contato, chamamos de
subluxação. As forças que causam as luxações,
também podem lesar os tendões e ligamentos que
sustentam a articulação.
Após uma luxação, a cápsula da articulação do
ombro pode ter ficado frouxa, e permitir repetidas
luxações a qualquer grau de força, a isso chamamos instabilidade do ombro.
- Qual o tratamento?
O ortopedista deverá solicitar um Raio X do ombro
para ver a direção e extensão da luxação, e se não
há fraturas associadas para serem tratadas. Então ombro deverá ser  colocado no lugar (procedimento chamado redução), e neste momento a dor aguda irá passar.
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.