O que é Artroscopia de Ombro?

por

Artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião olhar dentro da articulação usando um equipamento chamado artroscópio, que é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele, permitindo assim examinar, diagnosticar e tratar as patologias do ombro através de pequenas incisões na pele. Com auxílio de uma câmera que transmite imagens ao vivo em um monitor. A artroscopia do ombro é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação. Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico faz um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa, permite cicatrizes mais estéticas, permite recuperação mais rápida e tem menores taxas de infecção.

 

COMO É A ANESTESIA?

As cirurgias do ombro costumam ser realizadas sob anestesia geral e bloqueio de plexo braquial (aplicada no pescoço), o que contribui para controle de dor no pós-operatório. O bloqueio dura de 12 a 24 horas, fornecendo analgesia necessária para  maior conforto do paciente. Após o bloqueio é normal ficar com os movimentos e sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.

QUAIS AS DOENÇAS OU PATOLOGIAS PODEM SER TRATADAS POR ARTROSCOPIA?

  • Lesão do manguito rotador;
  • Luxação recidiviante e instabilidade do ombro;
  • Capsulite adesiva;
  • Tendinte Calcária;
  • Lesão do bíceps;
  •  Artrose acrômio-clavicular;
  • Retirada de corpos livres;
  • Reparo das lesões SLAP;
  • Drenagem de cisto paralabral;
  • Algumas Fraturas da glenoide.

 QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Na maioria dos casos o paciente fica internado no hospital apenas um dia.

 QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR?

Alguns dos cuidados mais importante durante a recuperação incluem:

  • Não molhar o curativo;
  • Usar a imobilização (tipoia) recomendada pelo médico;
  • Mobilizar o cotovelo, punho e dedos da mão;
  • Não fazer esforço com o braço do lado operado;
  • Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada;
  • Aplicar gelo sobre o ombro durante a 1ª semana, para diminuir o inchaço.

COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS ESTE PROCEDIMENTO?

Apesar de não ser um procedimento tão invasivo, a artroscopia do ombro requer alguns cuidados do paciente  durante o período de recuperação. É comum que a área ao redor das incisões tenha alguns hematomas, que são temporários  e costumam aparecer dentro de 2 semanas. Um pouco de dor no ombro também é normal no período.

O uso da imobilização (tipóia) pode variar de acordo com a patologia (normalmente de 3 a  6 semanas).

Após este tempo, fisioterapia e exercícios domiciliares devem ser realizados de preferência diariamente para restabelecimento dos movimentos e força. Mas o Tempo e protocolo de reabilitação será recomendado e esclarecido pelo ortopedista especialista em ombro.

 QUAIS AS COMPLICAÇÕES E RISCOS DA ARTROSCOPIA?

Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos, nervos e rigidez do ombro.

 Importante!

Procure orientação de um ortopedista especialista no ombro assim que detectar algum dos sintomas ou após sofrer algum trauma. A demora prolongada no diagnóstico e início do tratamento pode comprometer permanentemente o movimento desta articulação tão importante.

O Dr. Guilherme Henrique Franco é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!

 

Sobre o Doutor

Guilherme Franco

Guilherme Franco

Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Brasília –DF
  • Realizou a especialização (Residência médica) em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Base do DF.
  • Tornou-se especialista em cirurgia do ombro pelo Hospital Ortopédico de Belo Horizonte – MG, sob supervisão do orientador Dr. Glaydson Godinho
  • É Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
  • É Membro da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo)
  • Fellow AO Trauma Course – Basic Principles of Fracture Managemen

Depoimentos

Convênios

AFEB BRASILAFFEGOASETE (ASTE)BACEN
ASEMBRAPA (EMBRAPA)BRADESCOBRB SAÚDECAEME - GO
CAESANCAMEDCARE PLUSCASEC (CODEVASF
CASSICNTICONABE-VIDA (ELETRONORTE)
EMBRATEL (DEMAIS PLANOS)FACEBFAPES (BNDES)FASCAL
GAMA SAÚDEGEAPGRAVIAINFRAERO
LIFE EMPRESARIALNOTRE DAMEOMINT SAÚDEPETROBRÁS DISTRIBUIDORA
PETROBRÁS PETRÓLEOPLAN ASSISTE (MPF, MPM, MPT)PLAS/JMU (STM)PMDF
POSTAL SAÚDE (ECT, TJDFT)PROASAPRÓ-SER (STJ)PRÓ-SOCIAL (TRF)
REAL GRANDEZASAÚDE CAIXASERPROSIS (SENADOR)
STF-MED (STF)SULAMERICATRE SAÚDETRT SAÚDE
TST SAÚDEUNAFISCO (SINDIFISCO)

Hospitais de Atuação

Marque sua Consulta

Clinica Biovida

Shcsw Bl 3/4/5 - Sala 128 - Terreo- Centro Clinico Sudoeste, s/n
Sudoeste - Brasília/DF | CEP: 70670-010

Instagram

“Verás que um filho teu não foge à luta”. Ótimo feriado a todos. Viva, o Brasil!🇧🇷

#feriado #07desetembro #independenciadobrasil
👉 Vamos falar sobre crossfit!?👊🏻💪

Essa modalidade esportiva tem suas particularidades e antes de começar a práticá -la, é preciso saber de algumas recomendações para que sua prática seja divertida e prazerosa. 

✅ Avaliação médica: Antes de tudo é importante consultar esse profissional para saber se está tudo bem com a sua saúde.

✅ Dê atenção à técnica: Na etapa de exercícios técnicos, o coach vai ensinar como executar os movimentos corretamente para que você não se machuque e consiga fazer essa modalidade esportiva com excelência.

✅ Dê um tempo para seu corpo: No começo, seu corpo vai exigir um tempo maior de descanso por conta da intensidade dos exercícios. Recomenda-se que os iniciantes façam um dia de descanso a cada dois dias de treino. O dia de descanso é fundamental para a recuperação dos músculos e adaptação.

#curiosidades #crossfit #crossfitbrasil #praticaesportiva#exercendocomamor #saude #vida #ortopedia #ortoedista #drguilhermefranco #referencia #ombro #cotovelo #referencia #brasiliadf
➡️ Vamos abordar hoje sobre os tipos de sutura para lesões do Manguito rotador.

👉 Antes de mais nada é importante ficar claro que esse tipo de lesão ocorrem em pacientes que costumam fazer esforço repetitivo.

✔️ A cirurgia pode ser realizada por meio da artroscopia e instrumentais especiais que permitem que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele.

✔️ O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização. O reparo pode ser realizado com pontos transósseos ou com âncoras e a sutura, como bem podem observar na imagem, são feitas com âncoras de fileira única ou dupla, e com ou sem uso de nós.

✔️ O resultado o procedimento vai depender muito do tipo da lesão e de características. individuais. Mas, em linhas gerais, podemos dizer que a cirurgia tem uma altíssima taxa de bons resultados.

#ortopedia #Ortopedista #especialista #ombro #cotovelo 
#drguilhermefranco #saude #Bemestar
Alongamento das estruturas internas do cotovelo. Veja!☝️☝️☝️☝️☝️#Cotovelo #Alongamento #Saude #Secuide #Especialista #drguilhermefranco
Qualquer situação pode contar conosco! Estou a disposição. 🙌🤝🙏🏻
.
.
#marketingdigital #drguilhermefranco #ortopedia #ortopedista #ombto #cotovelo #Vamosjuntos  #disposição #saudeortopedica
Você já ouviu falar em Ombro Congelado? 😃🤔 Isso ocorre quando a cápsula do ombro engrossa e se torna rígida.

Essa condição se desenvolve em estágios:

1. 👉Congelamento. O paciente lentamente tem mais dor. À medida que a dor piora, o ombro perde a amplitude de movimento. O congelamento geralmente dura de 6 semanas a 9 meses.

2. 👉 Congelado. Os sintomas dolorosos podem melhorar durante este estágio, mas a rigidez permanece. Durante os 4 a 6 meses do estágio "congelado", as atividades diárias podem ser difíceis.

3. 👉 Descongelamento. O movimento do ombro melhora lentamente durante o estágio de "descongelamento". O retorno completo ao normal ou próximo ao normal, força e movimento normalmente leva de 6 meses a 2 anos.

✅ Gostou da nossa abordagem? Qualquer coisa pode entrar em contato com conosco. Estamos a disposição. 

#marketingdigital #drguilhermefranco #ombro #reabilitaçao #cotovelo #Tema #Post #ombro #Congelado
Esse senhor elegante ao centro é José Francolino, meu pai. Uma referência, um exemplo de vida. Sou grato a Deus pela vida dele, seus ensinamentos e conselhos passados a mim e a meus irmãos. 
Obrigado, pai! Muito obrigado por existir em nossas vidas e ser uma verdadeira inspiração para todos nós. Te amo!❤️ 

#diadospais #referencia #inspiração #exemplo
Hoje é dia de homenagear os nossos heróis, você pai! Que esse 08 de agosto seja um dia de muita festa e celebração da amizade e cumplicidade entre pais e filhos. Feliz Dia dos Pais!🤝❤️

#08deagosto #diadospais #homenagem #drguilhermefranco
E agora? Meu ombro deslocou. O que fazer? Primeiramente, fique calmo. Não mova a articulação, imobilize-a na posição em que ela está. 🙌🙏🏻🤝

Coloque compressas de gelo na região machucada para reduzir a dor e o inchaço. O gelo irá controlar o sangramento interno e o acúmulo de líquidos dentro e ao redor da articulação do ombro.🧊

Nunca tente colocar o ombro de volta no lugar, uma vez que você pode danificar a articulação, os músculos, os ligamentos, os nervos e os vasos sanguíneos.

👉 Depois de ter feito isso, procure um médico, que ele irá fazer o procedimento adequado. 

#Ombro #Deslocamento #Calma #Procedimento #Ação #Drguilhermefranco
Hoje é comemorado, o Dia Nacional da Saúde, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

A data é uma homenagem ao aniversário do médico Oswaldo Cruz, importante figura da saúde pública e um dos responsáveis por erradicar epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX.

O nosso recado é para que você esteja sempre em dia com você mesmo. Cuide -se, pois a saúde é o seu bem maior.

#05deagosto #saúde #vida #Cuiddese 
#drguilhermefranco #ortopedista
Bom dia pessoal e excelente semana!🙌

O nosso tema de hoje é muito comum e tem gerado muitos questionamentos. Essa situação ocorre porque no momento de descanso a pessoa pode suportar todo o peso do corpo no braço. 

E se a pessoa já tem problema no ombro, em decorrência dessa má postura durante o sono, vai sim acordar com dor. Lembrando da importância em conversar com o especialista para que ele dê o diagnóstico preciso e busque entender de fato o que está ocorrendo, pois cada caso é um caso.

#Pauta #Tema #Post #Curiosidades #Ombro #Cotovelo #Drguilhermefranco #Especialista 
#segundafeira #otimasemana
#tokyo O @kelvinhoefler é exemplo de superação. Medalhista de prata no skate street, a primeira do Brasil na Olimpíada de Tóquio, revelou que sofreu uma lesão dias antes da competição e reconheceu que "nunca foi favorito" no torneio.

"Eu tive uma lesão esses dias, machuquei ombro, costela. Estava triste e cabisbaixo", disse Hoefler em entrevista à TV Globo após a prova. "Lembrei de onde vim, da luta que tive para chegar. Sou o coringa, sempre fui assim. Nunca fui favorito nem vou ser. Prefiro assim. Mantenho os pés no chão. Humildade sempre", acrescentou.

#olimpiadas2021 #Ombro #Recuperação #Resiliência #Força #Garra #brasil
👉 Olha que bacana esse artigo falando a síndrome do “Ombro Doloroso” que é caracterizada por dor e  limitação funcional decorrente do acometimento de estruturas estáticas e dinâmicas do ombro, como ligamentos, cápsula e músculos. 

👉 A dor no ombro é uma das queixas mais comuns e incapacitantes do sistema musculoesquelético na população em geral.

Nesse artigo de forma bem didática, os médicos Benno Ejnismann, Gustavo Cará Monteiro e Luis Fernando Uyeda3 explicam sobre essa limitação funcional.

#Post #Artigo #Conteúdo #Ombrodoloroso
Hoje é comemorado o Dia do Amigo!
Feliz do ser humano que sabe cultivar boas amizades.🤝👏🙏🏻

#drguilhermefranco 
#diadoamigo
Após uma semana de muito trabalho, atendimentos, cirurgias, nada melhor do que uma pausa para relaxar e com a melhor companhia @mirnamdias  #Famillia
As fraturas do úmero proximal (ombro) são freqüentes e contribuem com 4 a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais freqüentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, mas são vistas em pacientes de todas as idades.

Nos pacientes mais jovens são causadas por trauma de alta energia. Nos pacientes de mais idade, a fratura muitas vezes resulta de uma queda de pouca importância e geralmente tem um mínimo deslocamento entre os fragmentos.

As fraturas mais graves e as fraturas-luxações (fraturas associadas com perda da congruência entre as superfícies articulares) geralmente são vistas em pacientes ativos de meia-idade. Algumas destas lesões podem ser extremamente incapacitantes e seu tratamento exige habilidade cirúrgica e bons critérios de julgamento.

O úmero proximal possui quatro segmentos anatômicos que podem ser fraturados: o tubérculo maior, o tubérculo menor , a superfície articular e a diáfise do úmero. Todas as fraturas do úmero proximal são derivadas do acometimento desses quatro fragmentos.

#drguilhermefranco
➡️ Muitas pessoas têm me feito essa pergunta: Toda dor no ombro é fruto do esforço repetitivo? A resposta é, não! Isso é um verdadeiro mito.

➡️ Sem dúvida nenhuma, o esforço repetitivo é muito importante na origem da tendinopatia, mas não é só ele que causa dor no ombro. 

➡️ Existem várias outras causas, como bursite, tumores, capsulite adesiva, o próprio envelhecimento do tendão e a degeneração, que pode causar a artrose ou a tendinite calcária.

✔️ Ficou claro? Espero que sim! Qualquer coisa estamos a disposição.

#Drguilhermefranco #Médico #Ortopedista #Especialista #Ombro #Cotovelo

Open chat