Celular: 99606-2104 61 4141-2104

Artrose Acromio Clavicular

A articulação acrômio-clavicular une a extremidade distal da clavícula ao acrômio que faz parte da escápula (omoplata). Esta articulação possui uma membrana sinovial, um disco-intra-articular e cartilagem. Uma articulação para ter uma movimentação adequada e sem dor precisa ter suas superfícies recobertas de cartilagem saudáveis, lisas e bem lubrificadas. A artrose acromioclavicular é o desgaste desta articulação com perda da cartilagem local podendo causar dor e incômodo.
Leia mais

 É muito comum e geralmente acomete indivíduos após os 40 anos de idade, porém, pode acometer pessoas mais jovens, normalmente associada com atividades esportivas ou profissionais que exigem elevação dos membros superiores acima do nível da cabeça como esportes de arremesso, natação e musculação.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR?

O sintoma mais comum é a dor, predominantemente na região superior do ombro sobre a articulação acromioclavicular, mas pode irradiar para os músculos trapézio e deltoide e piorando quando o paciente eleva o braço acima da cabeça.

 Em muitos casos a artrose pode ser assintomática, não causando dor ou consequência para o paciente.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DESTA DOENÇA?

O diagnóstico geralmente é feito com exames clínicos e físicos realizados por um ortopedista especialista no ombro. Pode ser necessária a realização de radiografia ou ressonância magnética do ombro para confirmar o diagnóstico.

Na radiografia do ombro podemos observar diminuição do espaço articular, cistos e esclerose subcondral, bem como osteófitos na articulação acromioclavicular.

Radiografia do ombro com sinais de artrose acromioclavicular

Radiografia do ombro com sinais de artrose acromioclavicular

A ressonância magnética do ombro pode também demostrar estas alterações e tem como vantagem permitir o diagnóstico de outras lesões concomitantes no ombro, como roturas do manguito rotador, lesões labrais e da cabeça longa do bíceps.

Entretanto, é importante ressaltar que comumente encontramos, no laudo da ressonância magnética do ombro de diversos pacientes, a presença de artropatia degenerativa da articulação acromioclavicular.

Este achado muitas vezes não é significativo e não tem correlação com os sintomas do paciente, outros problemas no ombro são as causas da dor nestes pacientes.

Ressonância magnética demonstrando artrose acromioclavicular

Ressonância magnética demonstrando artrose acromioclavicular

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR?

O tratamento da artrose acromioclavicular é preferencialmente não cirúrgico.  É utilizado anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia.

Devem também ser evitados movimentos repetitivos e atividades que sobrecarregam a articulação. 

Se este tratamento for ineficaz pode ser realizada uma infiltração com corticóide nesta articulação. A infiltração consiste na aplicação de uma injeção com medicações dentro da articulação acromioclavicular, após a aplicação de um anestésico local. Essa aplicação comumente é feita com corticoides de depósito (anti-inflamatórios de longa duração).

 

infiltração com corticóide no tratamento da artrose acromioclavicular

infiltração com corticóide no tratamento da artrose acromioclavicular

COMO É A CIRURGIA PARA ARTROSE ACROMIO-CLAVICULAR?

A cirurgia é indicada para a minoria dos casos. O tratamento cirúrgico está indicado quando todas as medidas do tratamento não cirúrgico falham. Após uma avaliação detalhada do médico especialista em ombro, pode indicar uma artroscopia (cirurgia por vídeo), realizada com auxilio de uma câmera, a cirurgia é feita com mínimos cortes na pele (somente para a entrada da câmara e instrumentos). Nela é feita retirada de um fragmento da clavícula de 0,5cm e o disco articular doente (Mumford). Isto permite uma recuperação mais rápida,  ou pode ser por via aberta.  A artroscopia tem a vantagem de ser menos invasiva e proporcionar uma avaliação mais completa da articulação do ombro para diagnosticar possíveis lesões que possam não ter sido diagnosticadas pelo exame físico e pelos exames de imagem. 

Remoção artrocópica da porç;ao da clavícula acometida por artrose

Remoção artrocópica da porç;ao da clavícula acometida por artrose

A recuperação desse tipo de cirurgia costuma ser mais rápida que outras cirurgias do ombro e o paciente requer menos tempo de imobilização.

Importante!

Procure orientação de um ortopedista especialista do ombro assim que detectar algum dos sintomas.

O Dr. Guilherme Henrique Franco é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patologias e Tratamentos

O que é Artroscopia de Ombro?

O que é Artroscopia de Ombro?

COMO É A ANESTESIA? As cirurgias do ombro costumam ser realizadas sob anestesia geral e bloqueio de plexo braquial (aplicada no pescoço), o que...

ler mais
Fratura do Ombro

Fratura do Ombro

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA FRATURA NO OMBRO? O diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico e as principais queixas e sintomas...

ler mais

O profissional

Dr. Guilherme Franco

Dr. Guilherme Franco

Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atualmente, Atende hospital Santa Helena, biovida e biosphere.

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Brasília – DF
  • Realizou a especialização (Residência médica) em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Base do DF.
  • Tornou-se especialista em cirurgia do ombro pelo Hospital Ortopédico de Belo Horizonte – MG, sob supervisão do orientador Dr. Glaydson Godinho
  • É Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
  • É Membro da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo)
  • Fellow AO Trauma Course – Basic Principles of Fracture Management

Convênios

AFEB BRASILAFFEGOASETE (ASTE)BACEN
ASEMBRAPA (EMBRAPA)BRADESCOBRB SAÚDECAEME - GO
CAESANCAMEDCARE PLUSCASEC (CODEVASF
CASSICNTICONABE-VIDA (ELETRONORTE)
EMBRATEL (DEMAIS PLANOS)FACEBFAPES (BNDES)FASCAL
GAMA SAÚDEGEAPGRAVIAINFRAERO
LIFE EMPRESARIALNOTRE DAMEOMINT SAÚDEPETROBRÁS DISTRIBUIDORA
PETROBRÁS PETRÓLEOPLAN ASSISTE (MPF, MPM, MPT)PLAS/JMU (STM)PMDF
POSTAL SAÚDE (ECT, TJDFT)PROASAPRÓ-SER (STJ)PRÓ-SOCIAL (TRF)
REAL GRANDEZASAÚDE CAIXASERPROSIS (SENADOR)
STF-MED (STF)SULAMERICATRE SAÚDETRT SAÚDE
TST SAÚDEUNAFISCO (SINDIFISCO)

Contato

Formas de Contato

× Entre em Contato